Vídeo: Exposição Outras Habitabilidades (Casa Kubitschek)

Vídeo sobre a exposição Outras Habitabilidades no Museu Casa Kubitschek em Belo Horizonte. A mostra apresenta o diálogo da casa modernista com outros modos de morar, arquiteturas e expressões artísticas diversas.

O Poro participou da exposição com uma edição especial da intervenção “Azulejos de papel” criada especialmente para a exposição. O trabalho do Poro foi instalado ocupando os banheiros e closet da casa com padronagens dos azulejos presentes nas edificações do Conjunto Moderno da Pampulha e fragmentos do painel do artista Paulo Werneck, situado no pátio do museu.

Sobre o vídeo:

Projetada nos anos de 1940 por Oscar Niemeyer para Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, a casa recebe a mostra que articula obras contemporâneas, arte indígena e objetos de design com os móveis originais dos anos de 1950, que pertenceram a Juracy Guerra, antiga proprietária da casa. A exposição também apresenta os contextos históricos, culturais e políticos que caracterizam o território da Pampulha.

Dos museus da Pampulha para as telas. Essa é a proposta dos vídeos que retratam as exposições realizadas pelo projeto Pampulha Território Museus e que convidam o público a conhecer as obras, os bastidores e as curiosidades sobre as mostras. O projeto Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico.