Poro na exposição “Outras Habitabilidades”

Poro na Casa JK / Pampulho / Belo Horizonte
O Poro participa da exposição Outras Habitabilidades no Museu Casa Kubitschek (Casa JK) em Belo Horizonte até julho de 2022.

A mostra, que integra a programação do Pampulha Território Museus, conta com a curadoria de Carlos M. Teixeira e Marconi Drummond. Na exposição há maquetes arquitetônicas e paisagísticas, obras de arte contemporânea, assim como acervos fotográficos e documentais do museu e os cedidos pela família Guerra e por outras instituições públicas e privadas. Estão presentes na mostra croquis de Oscar Niemeyer e obras de Paulo Werneck, Alfredo Volpi, Lúcio Costa, Vik Muniz, Fernando Lara, Nydia Montenegro, Ariel Ferreira, Lina Bo Bardi, Nino Cais, Angela Detanico e Rafael Lain, Coletivo Poro, entre outros.

A exposição tem a premissa de potencializar a integração do acervo mobiliário do Museu Casa Kubitschek com outros objetos de design e obras de arte, criando uma harmonia inclusiva na arquitetura residencial do espaço que reflita o diálogo entre o modo de morar modernista do museu com as diversas formas contemporâneas de habitar da Pampulha, de Belo Horizonte e do Brasil.

A mostra estrutura-se em três eixos expositivos:

  • Camada Histórica, que apresenta o desenvolvimento urbanístico da região, além de levar em conta a arquitetura e o paisagismo do espaço, e a reorganização dos móveis e objetos pertencentes a D. Juracy Guerra, última moradora do imóvel;
  • Mobiliário Deslocado, que busca uma reorganização dos móveis da família Guerra, mantendo as denotações intimas dos antigos habitantes do local, com o acréscimo de objetos representativos dos espaços domésticos brasileiros;
  • Residentes Contemporâneos, que, além do deslocamento mobiliário proposto, conta com pesquisas arquitetônicas mais inclusivas sobre a Pampulha e evidencia o programa modernista que integra arte e arquitetura.

“Outras Habitabilidades” é uma exposição que ressalta e valoriza os aspectos arquitetônicos e paisagísticos da Casa Kubitschek e, também, apresenta elementos que permitam perceber contextos históricos, culturais e políticos que caracterizam o território da Pampulha.

Serviço:

O que: Exposição coletiva Outras Habitabilidades
Onde: Museu Casa Kubitschek
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 – Orla da Pampulha,
Belo Horizonte /MG – Brasil
Quando: a
Visitação: quarta a domingo, das 11h às 18h, via agendamento prévio e gratuito pelo http://pbh.gov.br/reaberturamuseus
Entrada franca.