Livro: Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos – ações poéticas do Poro

Livro Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos - Ações poéticas do Poro
Clique e faça download gratuito do livro

Título: Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos – ações poéticas do Poro
Organizadores: Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!
Idiomas: português e inglês
ISBN: 978-85-98600-14-7
Número de páginas: 192
Formato: 15 x 21 cm
Miolo em papel Pólen 90g.
Capa dupla
em papel Supremo 250g.
Publicado em: janeiro/2011
*a edição impressa está esgotada, o PDF do livro está disponível neste link.

Sobre o livro

Premiado pelo Programa Brasil Arte Contemporânea da Fundação Bienal de São Paulo e Ministério da Cultura, o livro “Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos” apresenta o conjunto da produção artística, intervenções urbanas e proposições políticas realizados pelo Poro entre 2002 e 2010.

O Poro é uma dupla de artistas composta por Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada! que desenvolve intervenções urbanas e ações efêmeras no Brasil e exterior. A partir de suas ações opera nos sistemas de comunicação, circulação e trocas simbólicas realizados nas cidades. Atuando tanto no espaço institucional quanto no espaço não institucional, reconhece o espaço público como lugar de convívio e campo ampliado para a articulação de proposições artísticas.

O livro relaciona a produção do Poro a uma discussão ampliada sobre ações artísticas que promovem a percepção sobre o espaço público, cidade, patrimônio, memória, trabalho colaborativo, inserções artísticas em espaços não institucionais e relações entre arte e política.

Além de uma extensa coleção de imagens dos trabalhos da dupla, o livro traz uma série de textos inéditos, escritos por diversos autores, que contribuem com olhares e transbordamentos vindos de diferentes áreas: arquitetura, urbanismo, poesia, comunicação, história social, ativismo, artes visuais. Assinam os textos: Daniela Labra (pesquisadora e curadora – Rio de Janeiro), André Mesquita (pesquisador e ativista – São Paulo), Newton Goto (artista, pesquisador e curador – Curitiba), André Brasil (pesquisador da área de comunicação – Belo Horizonte), Wellington Cançado & Renata Marquez (arquitetos, curadores e pesquisadores – Belo Horizonte), Anderson Almeida (escritor – Belo Horizonte), Luiz Carlos Garrocho & Daniel Toledo (pesquisadores e criadores cênicos – Belo Horizonte), Ricardo Aleixo (poeta, curador e ativista cultural – Belo Horizonte).

“Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos” é uma obra de referência sobre a produção contemporânea de arte pública (public art) e suas conexões com a mídia tática, apropriações midiáticas, culture jamming, site specific. Especificamente na produção do Poro é muito forte a relação entre artes gráficas e cidade, já que o Poro investiga e recria as estratégias populares de comunicação na cidade como meios para suas ações poéticas.

Resenhas

Para saber mais e divulgar

Contato

Lançamentos do livro

Salvador: 8/fev/2011 – MAM-BA (clique e saiba mais)
Belo Horizonte: 10 e 12/mar/2011 – Escola Guignard e Festa em Santa Tereza (clique e saiba mais)
Campinas: 17 e 18/mar/2011 – Unicamp e AT | AL609 (clique e saiba mais)
Recife: 1/abril/2011 – N.A.V.E e Mamam no Pátio (clique e saiba mais)
Curitiba: 7 e 8/abr/2011 – UFPR e Solar do Barão (clique e saiba mais)
Brasília: 25/abr/2011 – Semana Fora do Eixo – Museu da República, 20h (clique e saiba mais)
Florianópolis/SC: 17/jun/2011 – 3° Simpósio de Integração das Artes Visuais – UDESC, 14h (clique e saiba mais)
Porto Alegre/RS: 10/nov/2011 – CasaM(Bienal do Mercosul), às 18h30 (clique e saiba mais)
Uberlândia/MG: 07/dez/2011 – Festival de Artes Visuais na Universidade Federal de Uberlândia, às 08h00 – Auditório A do Bloco 5O (clique e saiba mais)

Onde encontrar

Atualmente o livro do Poro está esgotado para vendas. A versão digital pode ser acessada e baixada gratuitamente neste link.

É possível encontrar exemplares usados do livro impresso na Estante Virtual.