Preço: R$35

Título: Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos – ações poéticas do Poro
Organizadores: Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!
Idiomas: português e inglês
ISBN: 978-85-98600-14-7
Número de páginas: 192
Formato: 15 x 21 cm
Miolo em papel Pólen 90g.
Capa dupla
em papel Supremo 250g.
Publicado em: janeiro/2011

Sobre o livro

Premiado pelo Programa Brasil Arte Contemporânea da Fundação Bienal de São Paulo e Ministério da Cultura, o livro “Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos” apresenta o conjunto da produção artística, intervenções urbanas e proposições políticas realizados pelo Poro entre 2002 e 2010.

O Poro é uma dupla de artistas composta por Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada! que desenvolve intervenções urbanas e ações efêmeras no Brasil e exterior. A partir de suas ações opera nos sistemas de comunicação, circulação e trocas simbólicas realizados nas cidades. Atuando tanto no espaço institucional quanto no espaço não institucional, reconhece o espaço público como lugar de convívio e campo ampliado para a articulação de proposições artísticas.

O livro relaciona a produção do Poro a uma discussão ampliada sobre ações artísticas que promovem a percepção sobre o espaço público, cidade, patrimônio, memória, trabalho colaborativo, inserções artísticas em espaços não institucionais e relações entre arte e política.

Além de uma extensa coleção de imagens dos trabalhos da dupla, o livro traz uma série de textos inéditos, escritos por diversos autores, que contribuem com olhares e transbordamentos vindos de diferentes áreas: arquitetura, urbanismo, poesia, comunicação, história social, ativismo, artes visuais. Assinam os textos: Daniela Labra (pesquisadora e curadora – Rio de Janeiro), André Mesquita (pesquisador e ativista – São Paulo), Newton Goto (artista, pesquisador e curador – Curitiba), André Brasil (pesquisador da área de comunicação – Belo Horizonte), Wellington Cançado & Renata Marquez (arquitetos, curadores e pesquisadores – Belo Horizonte), Anderson Almeida (escritor – Belo Horizonte), Luiz Carlos Garrocho & Daniel Toledo (pesquisadores e criadores cênicos – Belo Horizonte), Ricardo Aleixo (poeta, curador e ativista cultural – Belo Horizonte).

“Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos” é uma obra de referência sobre a produção contemporânea de arte pública (public art) e suas conexões com a mídia tática, apropropriações midiáticas, culture jamming, site specific. Especificamente na produção do Poro é muito forte a relação entre artes gráficas e cidade, já que o Poro investiga e recria as estratégias populares de comunicação na cidade como meios para suas ações poéticas.

 

Resenhas

Para saber mais e divulgar

Contato

Para livrarias e livreiros

Lançamentos do livro

Salvador: 8/fev/2011 – MAM-BA (clique e saiba mais)
Belo Horizonte: 10 e 12/mar/2011 – Escola Guignard e Festa em Santa Tereza (clique e saiba mais)
Campinas: 17 e 18/mar/2011 – Unicamp e AT | AL609 (clique e saiba mais)
Recife: 1/abril/2011 – N.A.V.E e Mamam no Pátio (clique e saiba mais)
Curitiba: 7 e 8/abr/2011 – UFPR e Solar do Barão (clique e saiba mais)
Brasília: 25/abr/2011 – Semana Fora do Eixo – Museu da República, 20h (clique e saiba mais)
Florianópolis/SC: 17/jun/2011 – 3° Simpósio de Integração das Artes Visuais – UDESC, 14h (clique e saiba mais)
Porto Alegre/RS: 10/nov/2011 – CasaM(Bienal do Mercosul), às 18h30 (clique e saiba mais)
Uberlândia/MG: 07/dez/2011 – Festival de Artes Visuais na Universidade Federal de Uberlândia, às 08h00 – Auditório A do Bloco 5O (clique e saiba mais)
*Propostas para outras cidades? Entre em contato com a gente :-)

 

Onde encontrar

Além de ser possível comprar o livro do Poro nesta página (através dos botões do PagSeguro acima), você pode encontrar a publicação em livrarias como:
Belo Horizonte: Exa (Rua Tomé de Souza, 815/2º Andar – Savassi)
Salvador: Lojinha do MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia)
Rio de Janeiro: Livraria da Travessa (R. Visc. de Pirajá, 572)
São Paulo:
Livraria do Espaço Unibanco de Cinema (R. Augusta, 1475)
Livraria do Cinema Reserva Cultural (Av. Paulista, 900)
Livraria Ato de Ler (R. Br. de Itapetininga, 255, loja 24)
Livraria Loyola (R. Sen. Feijó, 120)
Livraria da Unesp (Pça. da Sé, 108)
Arsenal do Livro (Av. 9 de Julho, 925)