Lançamento do livro Perpendicular cenário/ambiente

Perpendicular cenário/ambiente

No dia 19 de dezembro de 2010 (Domingo) acontece o lançamento do livro PERPENDICULAR cenário#ambiente, às 10h30, no auditório do Museu da Pampulha, em Belo Horizonte, Brasil.

O livro reúne textos e trabalhos do Poro, Coletivo Xepa, Paulo Nazareth, Shima, Nydia Negromonte, Wagner Rossi Campos, Marcos Hill, Christina Fornaciari, Pedro Costa, E. Mendez, Artur Miglio, Coletivo MAP.

No lançamento acontecerão ainda:
– Peformance de Cris Oliveira – Bailarina do Museu.
– Peça sonora de Artur Miglio – Dia a Dia.
– Ação LOBOS E PORCOS de Wagner Rossi.
– Neste dia, o livro será oferecido gratuitamente para quem participar da apresentação.

Livro PERPENDICULAR cenário # ambiente
Editora: Instituto Cidades Criativas – ICC
100 páginas – Bilíngue
Wagner Rossi Campos {org}

Sobre o projeto que gerou a publicação:

O projeto PERPENDICULAR cenário # ambiente, desdobramento dos acontecimentos PERPENDICULARMUSEU – 2009 e PERPENDICULAR.AP – 2009 e 2010 teve o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura –FMC e Prefeitura de Belo Horizonte.

Nesse modelo PERPENDICULAR, vinculado a apoio público, trabalhamos em dois locais específicos em Belo Horizonte/MG – eventos de curta duração. Ocupamos os arredores do MAP – Museu de Arte da Pampulha, numa primeira ação conjunta – dia 25 de Julho de 2010 – e, depois, a galeria do Edifício Maletta – dia 18 de Setembro de 2010. Os dois locais, distintos em suas panorâmicas e contextos políticos, sociais e culturais, favoreceram possibilidades expressivas e reflexivas.

Para sugerir uma prática que pudesse tanto interligar as ações individuais quanto os espaços propostos e suas características específicas, instaurando formas de agir e pensar, trabalhamos com conceitos referentes às palavras cenário e ambiente.Assim, as duas palavras e seus usos e sentidos diversos agiram como impulso e confluência das ações elaboradas.

As ações aconteceram durante um período de 4 horas, sem definição exata de local e tempo de duração. Os artistas participantes foram convidados a desenvolver um trabalho autoral para o evento. O tempo de duração de cada trabalho foi definido de acordo com o desejo de cada artista, entretanto, as performances/ações foram simultâneas, diluindo limites entre práticas individuais e grupais.

O primeiro grupo de ações PERPENDICULAR cenário # ambiente , dia 25 de julho de 2010 nos arredores do MAP – Museu de Arte da Pampulha, contou com a participação de Poro, Artur Miglio, Coletivo MAP, Nydia Negromonte e Wagner Rossi Campos. As ações aconteceram entre 15 e 19hs.

O segundo grupo de ações, dia 18 de setembro de 2010 na Galeria Interna do Ed. Maletta e Quina Galeria, contou com a participação de Paulo Nazareth, Coletivo Xepa,  Márcio Shimabukuro – Shima, Christina Fornaciari e E. Mendez. As ações aconteceram entre 15 e 19hs.

Maiores informações e imagens no blog do evento: www.perpendicularcenarioambiente.blogspot.com