Exposição Cidade Gráfica, em SP

Exposição Cidade Gráfica Itaú Cultural

Entre os dias 20/nov/2014 e 4/jan/2015 acontece a exposição Cidade Gráfica, no Itaú Cultural de São Paulo. O Poro participa da exposição junto com outros artistas e coletivos que investigam as interfaces entre arte, design e cidade, tais como: Detanico & Lain, Cao Guimarães, Coletivo Garapa, Comum, Daniel Escobar, Fernanda Goulart, Frente TrêsDe Fevereiro, Gia, Marcelo Drummond, Opavivará Coletivo, Piseagrama, Estúdio Radiográfico, Renata Marquez & Wellington Cançado, Ricardo Portilho e Vitor Cesar.

>> Visite o site da Exposição para ver os trabalhos participantes.

As relações poéticas e críticas entre o design gráfico e as questões urbanas são o tema da mostra Cidade Gráfica, em cartaz no Itaú Cultural, em São Paulo, de 20 de novembro a 4 de janeiro. Com curadoria dos designers Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos, a exposição reúne projetos gráficos (livros, cartazes, fontes), pesquisas acadêmicas e obras na fronteira entre design e artes visuais.

Os trabalhos expostos foram selecionados de dois modos. Em um primeiro momento, os curadores investigaram a produção no campo do design gráfico em viagens a capitais brasileiras e por contatos com suas redes. Em seguida, foi realizada uma chamada aberta de projetos, para conseguir um mapeamento mais abrangente. O resultado das seleções é apresentado sem distinções no espaço expositivo.

De acordo com os curadores, Cidade Gráfica se distingue de uma exposição típica de design inicialmente porque não apresenta trabalhos que criam soluções para um cliente específico –eles nascem das demandas urbanas e de uma interpretação sobre as linguagens e as rotinas da cidade.

A exposição também foge a definições rígidas do design gráfico, que aparece em simbiose com a dança, as artes visuais, a performance e a fotografia.

Cidade Gráfica
Abertura:
19 de novembro de 2014, às 20h
Visitação:
quinta 20 de novembro a domingo 4 de janeiro de 2015
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
Piso 1 e -1
Classificação: livre para todos os públicos